Skip to main content

Como Consultar o CPF no Serasa, SPC e SCPC para Saber se Está Sujo

Existem vários serviços onde você poderá consultar a sua situação no que concerne ao seu CPF, onde poderá ver se ele está negativo, ou com o nome sujo. Aqui nesse artigo vamos passar os melhores serviços para você saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC.

Existe aquela crença popular de que passados 5 anos a dívida deixa de existir, mas a verdade é que as coisas não funcionam dessa forma, nem são tão lineares assim. De fato, a dívida sai do banco de dados do SERASA, do SPC, assim como do SCPC, mas note que a dívida ainda lá está, ou seja, a empresa poderá cobrar de você de forma direta.


Por isso mesmo é importante você saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC, ou seja, nos três serviços, de forma a evitar problemas futuros.

Como funcionam as dívidas?

Imediatamente um dia após o atraso de pagamento, as empresas deverão comunicar os devedores por meio de carta, dando um prazo de 10 dias para regularizar a situação, ou seja, para quitar a dívida. No caso da dívida não ser paga, o seu nome será incluído numa lista de inadimplentes.

No nosso país existem 3 bases de dados, as quais são usadas por empresas e bancos de forma a realizarem a checagem.

  • Serasa Experian – hoje em dia, em sua base de dados, constam mais de 50 milhões de inadimplentes.
  • SPC Brasil – Esse é o serviço de proteção ao crédito, o qual é administrado pelas Câmeras de Dirigentes Lojistas, tendo sido criado na década de 60. Hoje tem mais de 59 milhões de inadimplentes.
  • SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) – é hoje administrado pela empresa Boa Vista Serviços, contando em sua base de dados com mais de 60 milhões de inadimplentes.

Passo a passo para saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC

Consultar o CPF no Serasa, SPC e SCPC

Para saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC, você tem várias opções. Por exemplo, para consultar o CPF no Serasa, pode fazê-lo de forma gratuita, indo pessoalmente a uma das agências do Serasa, as quais se encontram espalhadas pelo país.

Note que deverá ser o titular do CPF a consultar, ou então ter uma procuração com firma reconhecida em cartório, e devidamente assinada pelo titular do CPF.

Poderá também enviar uma carta para o Serasa solicitando essas informações. Na internet tem um custo de R$9,90 (plano mensal).

Consultar cpf no Boa Vista (SCPC)

Para saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC poderá usar o Boa Vista, especialmente no caso do SCPC. Basta aceder o site Consumidor Positivo, e de seguida clicar na opção “Fazer uma Consulta”.

Aí faz a sua inscrição, incluindo o seu email e sua senha. Posteriormente o site irá informar se você tem alguma pendência no sistema.

Também poderá saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC pessoalmente, sendo apenas necessário dirigir-se a uma das suas agências, sempre acompanhado de seu CPF e documento de identificação de identidade.

Poderá ainda usar o aplicativo Guia Bolso (iphone e android), também ele gratuito, de forma a checar a sua situação.

Consultar cpf no SPC

Consultar o CPF no Serasa, SPC e SCPC

No caso do SPC, pode ir a um posto de atendimento, acompanhado também do seu CPF e documento de identidade, onde irá ser informado automaticamente se tem algum débito pendente, e se for o caso, qual é a empresa e o valor.

Também aqui cobram R$9,90 para saber se seu CPF está sujo no Serasa, SPC e SCPC online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.